IV FEGASA - Festival Gastronômico Sabores das Américas

 

O FEGASA (Festival Gastronômico Sabores das Américas) abre as suas inscrições a partir do dia 05 de agosto, quarta-feira. Os interessados em participar em tempo real das aulas e oficinas oferecidas por chefs renomados poderão procurar a Fundação de Turismo do Pantanal, situada na ladeira Cunha e Cruz, nº37, Beco da Candelária, no Porto Geral.

O evento acontecerá na Sede do Sindicato Rural de Corumbá e vai reunir conhecedores da cultura alimentar regional e da gastronomia contemporânea, no período de 21 a 23 de agosto, sendo realizado de forma paralela do Festival da América do Sul Pantanal.

Serão ofertadas 15 oficinas durante os três dias de realização do evento, assegurando a participação de 600 pessoas com direito a degustação do prato elaborado ou da harmonização realizada pelo chef de cozinha convidado. Como critério de participação, a cada oficina com 40 vagas, será solicitado uma lata de leite em pó (400gr), que será doada para entidades assistenciais, como em anos anteriores.

Os interessados também poderão assistir às aulas oferecidas por transmissão simultânea, gratuitamente, no auditório da Sede do Sindicato. Essa é uma alternativa para os que não conseguirem vaga presencial nas oficinas ou não dispuserem de possibilidades para a doação solicitada pela coordenação do evento.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, “a gastronomia é uma das bases da estrutura do turismo para o lazer e para o negócio, está cada vez mais presente na rotina e no turismo corumbaense e do Brasil. O número de viajantes que arruma as malas com destino aos festivais gastronômicos é cada vez maior e os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas que vem a Corumbá, atrás apenas da hospedagem, de acordo com pesquisa do Observatório de Turismo da Fundação”.

Temário

O tema trabalhado este ano “Eu como cultura e compartilho conhecimento” foi inspirado no movimento lançado no Brasil pela aprovação do projeto de lei que visava o reconhecimento oficial da gastronomia brasileira como manifestação cultural brasileira. Inclui-se também o conceito de que a gastronomia é um conjunto de sentidos que unem técnicas e saberes locais, sabor, visual e aroma que, juntos, tocam diretamente a memória afetiva de quem os saboreiam.

Tendo o Pantanal como cenário e reduto de espécies vegetais e cultura singular, a coordenadora do FEGASA, Viviane Neves, lembra que, “em condições para o mercado e o consumo, várias espécies podem compor cada vez mais receitas diferenciadas, fortalecendo o turismo e os pequenos produtos de alimentos artesanais, já que os turistas estão sempre em busca de novas experiências, a qual a gastronomia é fundamental para agregar valor à oferta turística”.

A razão de existir do FEGASA é justamente conscientizar a população e os turistas sobre o tesouro que se tem em mãos, levando capacitação e intercâmbio entre os profissionais de cozinha e a população através de aulas e palestras com chefs do Brasil e das Américas, promovendo a interação entre os países vizinhos, cuja cultura e ingredientes se misturam, incentivando a inovação e a boa comida regional.

O FEGASA é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) do Pantanal. Conta com a parceria de Fundações e Secretarias Municipais, assim como do SEBRAE/Regional Pantanal.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (067) 3232-7139 ou 3231-2886, no horário de atendimento público, que é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.